terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

A (Des)Organização Defensiva do Manchester United de David Moyes

"A (Des)Organização Defensiva do Manchester United de David Moyes"

Foram notícia os imensos cruzamentos realizados (81!!!) pelo Manchester United FC treinado por David Moyes no empate em casa frente ao último classificado da Liga Inglesa, o Fulham FC.

No entanto para mim o mais grave foi a total desorganização defensiva da equipa.

Inadmissível o 1º golo sofrido. A Alto Nível (TOP) os Defesas não podem ter como referência exclusiva de marcação o jogador adversário (defesa individual).

Como podemos ver na imagem seguinte, o Central Esquerdo (Vidic) e o Lateral Esquerdo (Evra) têm como principal preocupação a marcação individual do adversário direto.


Na próxima imagem vemos vários erros. O Setor Defensivo está mal colocado. O Central Esquerdo deveria estar a dar cobertura ao Central Direito e não seguir o adversário direto (saindo da sua posição). O Lateral Esquerdo deveria bascular para o lado da bola e fechar o espaço central e não marcar o adversário direto em cima (falta de noção de "lado forte" e "lado fraco"). O Médio que se opõe ao portador da bola está em Contenção, dando muito tempo e espaço para que o portador da bola opte pela melhor solução, este deveria ser imediatamente pressionado.


Todos estes erros fizeram com que o espaço central ficasse completamente livre e permeável à entrada de um Médio vindo de espaços recuados e sem marcação.


Recomendo vivamente a todos os Treinadores que leiam o Livro de Nuno Amieiro: "Defesa à Zona no Futebol" para que não aconteçam estes erros às suas equipa.
 

Sem comentários:

Enviar um comentário