segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Controlo da Carga de Treino no Futebol



Uma Periodização adequada do Treino é fundamental para que se obtenha um rendimento elevado das equipas de Futebol.

Para muitos Treinadores é muito difícil quantificar a Carga de Treino que aplicam, devido à falta de condições materiais e humanas nos seus clubes.

Atendendo a estas limitações foi desenvolvido por Foster, C. et al 1996; Foster, C. et al 1998; Foster, C. et al 2001 um Método simples para quantificar a Carga de Treino e que pode ser aplicado ao Futebol.

É conhecido como o Método da Perceção Subjetiva do Esforço (PSE).

Este Método requer que cada jogador dê um valor da Escala da PSE (Tabela 1) para cada Sessão de Treino assim como é necessário tomar nota da duração da Sessão de Treino (minutos).

Tabela 1. Escala Modificada PSE proposta por Foster, C. et al (2001):

Para calcular a Carga da Sessão de Treino, pergunta-se aos jogadores, 30 minutos após terminar a Sessão de Treino uma questão simples: "Como correu a tua Sessão de Treino?". Um número simples representando a magnitude da Carga de Treino para cada Sessão é depois calculado pela multiplicação da PSE da Sessão de Treino pela duração (em minutos) da Sessão de Treino.

Carga de Treino = PSE da Sessão de Treino x Duração da Sessão de Treino (minutos)

A maior vantagem deste Método é que é simples de medir e relativamente simples de interpretar. Estudos recentes favoreceram este Método em relação a outros mais complicados e dispendiosos. Descobriu-se também que este Método é válido e fiável para controlar a Carga de Treino no Futebol.

O Treinador pode tirar muitos benefícios em controlar a Carga de Treino, percebendo a tolerância individual de cada jogador à Sessão de Treino (uns terão maior tolerância e outros menos).

Também é possível calcular de uma forma simples a "Monotonia" e a "Tensão" da Sessão de Treino.

A "Monotonia" da Sessão de Treino é uma medida simples da variabilidade diária do treino que pensa-se estar relacionada com o aparecimento de Sobretreino. O treino é "Monótono" quando cargas muito semelhantes de Sessão para Sessão são combinadas com altas Cargas de Treino.

A "Monotonia" é calculada pela divisão da Média Semanal da Carga de Treino com o Desvio Padrão da Carga Semanal de Treino. Valores acima de 2,0 devem ser tomados em conta como sinais de alerta para o aparecimento do Sobretreino e Lesões.

"Monotonia" = Média Semanal da Carga de Treino / Desvio Padrão da Carga Semanal de Treino

A "Tensão" da Sessão de Treino é calculada multiplicando a Carga Semanal Total pela "Monotonia". Uma "Tensão" excessiva ao longo da semana está relacionada com o Sobretreino e aparecimento de lesões nos jogadores.

"Tensão" = Carga Semanal Total * "Monotonia"


Em seguida coloco exemplos de Controlo da Carga de Treino no Algarve United (Seniores) na Época de 2012/2013.

Carga Semanal de Treino (3º Morfociclo)
 
Controlo da Carga de Treino no 3º Morfociclo

Referências Bibliográficas:

Foster, C. et al. (1996). Athletic performance in relation to training load. Wis. Med. J.

Foster, C. et al. (1998). Monitoring training in athletes with reference to overtraining syndrome. Med. Sci. Sports Exercise.

Foster, C. et al. (2001). A new approach to monitoring exercise training. J. Strength Cond. Res.

Sem comentários:

Enviar um comentário