sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Protocolo de Tabata no Futebol


Protocolo de Tabata no Futebol

Na Edição de Novembro (N.º1) da Revista QuatroQuatroDois no Artigo: Como Ficar em Forma demonstram um exercício de Michael Watts, responsável pela força e condicionamento do Aston Villa FC descrevendo-o como seguindo o Princípio de Tabata, no entanto tal exercício não segue o Princípio de Tabata, uma vez que utiliza 10 segundos de esforço e 20 segundos de repouso.

Em 1996, o Dr. Izumi Tabata publicou os resultados de um estudo demonstrando que a capacidade aeróbia e anaeróbia podem ser treinadas simultaneamente. O protocolo utilizado foi de 8 séries de 20 segundos de esforço a alta intensidade e 10 segundos de descanso, num total de 4 minutos.
Em relação a outros protocolos, que exigiam mais intensidade de treino e maior duração, o Protocolo de Tabata (20 segundos de esforço e 10 segundos de repouso durante 8 séries num total de 4 minutos) revelou melhores resultados. Havendo um aumento de 28% da capacidade anaeróbia e um aumento de 14% da capacidade aeróbia.

Em seguida apresentarei propostas de exercícios para aplicação do Protocolo de Tabata no Futebol adequados ás várias metodologias de treino que se utilizam (Treino Analítico, Treino Integrado e Periodização Táctica). Estes exercícios são recomendados para atletas dos Escalões Juvenis, Juniores e Seniores.

TREINO ANALÍTICO

1. Corrida Contínua à volta do campo a baixa intensidade durante 5 minutos;
2. Alongamentos Dinâmicos;
3. Protocolo de Tabata: Num espaço de 20x20 metros, colocam-se 10 jogadores e 25 cones de duas cores diferentes. Ao sinal do Treinador, os jogadores devem deslocar-se à máxima intensidade durante 20 segundos, tocando alternadamente em cones de cores diferentes. Ao novo sinal do Treinador repousam durante 10 segundos (andam). Repetem isto durante 8 séries até um total de 4 minutos de exercício.



TREINO INTEGRADO

1. Corrida Contínua à volta do campo a baixa intensidade durante 5 minutos, cada jogador com uma bola;
2. Alongamentos Dinâmicos;
3. Protocolo de Tabata: Num espaço de 20x20 metros, colocam-se 10 jogadores (cada um com 1 bola) e 25 cones de duas cores diferentes. Ao sinal do Treinador, os jogadores devem conduzir a bola à máxima intensidade durante 20 segundos, indo alternadamente a cones de cores diferentes. Ao novo sinal do Treinador repousam durante 10 segundos (andam). Repetem isto durante 8 séries até um total de 4 minutos de exercício.


PERIODIZAÇÃO TÁCTICA

1. SubPrincípio: Excelente Relação com a Bola - exercícios de melhoria da Relação com a Bola, realizados a baixa intensidade durante 5 minutos. Cada jogador com uma bola num espaço delimitado;
2. Alongamentos Dinâmicos;
3. Protocolo de Tabata: SubPrincípio: Capacidade de Finalização com os dois pés - Colocam-se duas balizas na linha da Grande Área com Guarda-Redes. O Ponta de Lança começa no centro do campo de jogo. Logo após ao Círculo Central (de um lado e do outro) estão bolas dentro dos rectângulos. Ao sinal do Treinador, o Ponta de Lança remata alternadamente num lado e no outro (num lado tem de rematar com o pé direito e no outro tem de rematar com o pé esquerdo) tentando fazer o maior número de golos em 20 segundos (intensidade máxima de deslocamento), ao novo sinal do Treinador recupera durante 10 segundos e assim sucessivamente até ter realizado 8 séries num total de 4 minutos. Pode-se fazer um Torneio entre os Ponta de Lança para ver quem remata mais vezes no tempo estipulado e/ou quem faz mais golos.

8 comentários:

  1. Bom dia.

    Após leitura dos 3 exercícios não percebi o porque de designar o 3 como referente a uma metodologia relacionada com a periodização tática, visto que não passe também de um exercício analítico de finalização.

    Cumprimentos
    Tiago Silva

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Na Periodização Táctica tudo é pensado em relação ao Jogo que queremos «jogar». Neste Contexto de Exercitação trabalhamos o SubPrincípio (Individual) do Ponta de Lança para melhorar o remate com um e outro pé numa situação de esforço. Também podemos colocar na baliza zonas alvo (com cones, arcos ou artigos mais sofisticados: Sweet Shot 90, etc.) nos locais em que normalmente há mais probabilidade de haver golo. Abraço

      Eliminar
    2. Concordo com Tiago quando diz que não passa de um exercício analítico, pois, como vc mesmo refere, nesta metodologia "tudo é pensado em relação ao Jogo que queremos «jogar»", e, pelo visto neste exercício, não existe articulação de sentido entre princípios a nível comportamental - aquisição de hábitos de um determinado "jogar" - mesmo que seja na esfera individual. Outra consideração que costumo levar em conta é a de que o exercício não traz a complexidade inerente do jogo, sendo, desta forma, inespecífico.

      Abraço

      Eliminar
  2. Caro Pedro,

    Está muito bom, tem exemplos de exercícios na variante para defesas e médios?

    Excelente Blog,

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado. Num próximo artigo poderei colocar exemplos para todas as posições. Abraço

      Eliminar
  3. Bom exercício, Obrigado pela partilha do saber.
    1 abraço
    M Teixeira

    ResponderEliminar
  4. Bons exercícios visando a melhoria da fisiologia de esforço em momentos aeróbicos e anaeróbicos. Obrigado pela partilha

    ResponderEliminar
  5. Obrigado. Se tiver alguma sugestão de temas para eu abordar diga-me. Cumprimentos.

    ResponderEliminar