segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Carlos Carvalhal - Transição Defensiva (Meínho 8x2)

FÓRUM DOS TREINADORES DE FUTEBOL PORTUGUESES 2013

Transição Defensiva

Segundo Carlos Carvalhal a Transição Defensiva (momento em que a equipa perde a bola) é muito difícil de ser treinada, é um momento que implica maior cuidado a nível do treino. Jogadores devem ser treinados a nível individual mas também depois transformar estas capacidades individuais em coletivas. Isto é, todos os jogadores em função de qualquer coisa que acontece no jogo tenham o mesmo tipo de reação.

Transição Defensiva pode não significar tentativa imediata de recuperar a bola.

Importante é a velocidade de reação à perda da bola. Pode ser conquistar a bola, mas também pode ser ocupar rapidamente os espaços.

Há momentos em que não é possível recuperar de imediato a bola (quando há muitos jogadores à frente da linha da bola).

Os jogadores devem dominar alguns aspetos fundamentais deste momento crítico do jogo. Estamos a atacar (abrir) e a outra equipa está a defender (fechar). É um momento de mudança em que há desequilíbrios no momento em que tenho a bola e a perdi.

Se houver recuperação imediata da bola logo após a sua perda, encontrámos o adversário na passagem da defesa para o ataque o que origina muitos golos.


8x2 com 5 equipas de 2 jogadores

Objetivo: Melhorar a Transição Defensiva

Descrição: Num quadrado de 10x10m, jogam 8x2, sendo que estão divididos em 5 equipas de 2 jogadores. Para sair do "meio" tentam recuperar a bola e colocá-la num dos colegas exteriores. As outras 4 equipas tentam circular a bola. Quem perder a bola (e o seu colega de equipa) tenta recuperá-la imediatamente. Circular a bola dando no máximo 1 toque consecutivo.

Aspetos Críticos:
Organização Ofensiva - Alargar o campo e circular a bola;
Transição Defensiva - Tentar recuperar a bola logo após a sua perda (jogadores da equipa que a perdeu têm de reagir imediatamente);
Transição Ofensiva - Ganhar a bola e abrir campo.

Vídeo: 


Sem comentários:

Enviar um comentário