"A música motivacional (música que estimula ou "inspira" a atividade física) tem efeitos positivos na recuperação pós-exercício intenso."
Esta foi a conclusão do estudo (Effect of Motivational Music on Lactate Levels During Recovery from Intense Exercise - Eliakim, M. et al. 2012 - Journal of Strength and Conditioning Research).
Existem 4 fatores que contribuem para as qualidades psicofísicas motivacionais da música (Modelo Conceptual da Hierarquização em 4 Fatores):
1. A reação natural ao ritmo e especialmente ao batimento;
2. A musicalidade (melodia e harmonia);
3. A adequação da música à "bagagem" sociocultural do jogador;
4. As associações extramusicais ativadas pela música.
Nota: Estes 4 fatores são hierárquicos, sendo a resposta ao ritmo o fator mais importante e as associações sendo o fator menos importante.
A seleção da música deve ser baseada no Modelo referido anteriormente, que indica que um ritmo forte e um batimento rápido ( > 120 batimentos por minuto (bpm)), seguido pela musicalidade, a adequação da música à "bagagem" sociocultural e finalmente, as associações extramusicais ativadas pela música, contribuem para as qualidades psicofísicas motivacionais da música.
É importante que cada jogador selecione as suas músicas favoritas.
Aplicações Práticas:
- Ouvir música motivacional leva a um decréscimo significativo no RPE (sensações de desconforto pós-treino);
- Assim sendo, a música motivacional deve ser utilizada para melhorar a recuperação pós-treino.
Como Escolher a Música Indicada para cada Jogador?
O Questionário apresentado em seguida (The Brunel Music Rating Inventory-2) deve ser aplicado a cada jogador para se saber quais as músicas que mais os motivam.
Exemplos de "Músicas Motivacionais":
1. Eye of the Tiger
2. Freed From Desire
Sem comentários:
Enviar um comentário