quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Planificação de uma Temporada de Futebol

Exemplo de Planificação de uma Temporada de Futebol.

Adaptação da proposta de Dóniga Lara, D. (2013).

PowerPoint disponível no Grupo do Facebook: ComoTreinarFutebol

Como Planificar uma Temporada de Futebol from Pedro Mendonça


Legenda:

- Objetivo Geral: Colocar os Objetivos do Clube para a Temporada;

- Períodos: Dividiremos a Temporada em 3 Períodos:
1.Período Não Competitivo:
Período de "Férias". É neste Período que o Treinador (e respetiva Equipa Técnica ultimam os detalhes para a Temporada que se iniciará);

2. Período de Modelação:
Período anterior ao início da competição oficial. É nestas semanas que iremos adaptando os jogadores ao nossos métodos de trabalho (e ao Morfociclo Padrão). São semanas importantes para expôr os jogadores ao Modelo de Jogo - dar-lhes uma Ideia Geral do Jogo que pretendemos colocar em prática. Podemos dizer que é preparar a equipa para estar em perfeitas condições de competir (e vencer) o 1º jogo oficial.

3. Período Competitivo:
Período das Competições Oficiais. Deveremos em cada Morfociclo trabalhar de acordo com a Ideia de Jogo pretendida e tendo em atenção o que se passou no jogo anterior e as exigências do próximo jogo de forma a podermos ganhar os jogos e atingir os nossos objetivos.

- Morfociclos: Cria-se em cada semana um ciclo que vai ter parecenças com o ciclo seguinte. Morfo (forma) porque o que queremos é que aconteçam determinadas configurações geométricas (formas), mas em função do modo que queremos que os jogadores se relacionem para levarem a cabo a nossa Ideia de Jogo (Frade, V., 2013). 

Sem comentários:

Enviar um comentário