segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Carlos Carvalhal - Transição Defensiva (1x0+GR com Transição Defensiva)

FÓRUM DOS TREINADORES DE FUTEBOL PORTUGUESES 2013

Transição Defensiva

Segundo Carlos Carvalhal a Transição Defensiva (momento em que a equipa perde a bola) é muito difícil de ser treinada, é um momento que implica maior cuidado a nível do treino. Jogadores devem ser treinados a nível individual mas também depois transformar estas capacidades individuais em coletivas. Isto é, todos os jogadores em função de qualquer coisa que acontece no jogo tenham o mesmo tipo de reação.

Transição Defensiva pode não significar tentativa imediata de recuperar a bola.

Importante é a velocidade de reação à perda da bola. Pode ser conquistar a bola, mas também pode ser ocupar rapidamente os espaços.

Há momentos em que não é possível recuperar de imediato a bola (quando há muitos jogadores à frente da linha da bola).

Os jogadores devem dominar alguns aspetos fundamentais deste momento crítico do jogo. Estamos a atacar (abrir) e a outra equipa está a defender (fechar). É um momento de mudança em que há desequilíbrios no momento em que tenho a bola e a perdi.

Se houver recuperação imediata da bola logo após a sua perda, encontrámos o adversário na passagem da defesa para o ataque o que origina muitos golos.


1x0+GR com Transição Defensiva

Objetivo: Melhorar a Transição Defensiva

Descrição: No espaço correspondente a duas grandes áreas colocam-se duas equipas distribuídas em duas filas, cada uma com um Treinador a colocar a bola para finalização. Treinador coloca a bola junto à linha da área e o 1º da fila sprinta e remata de 1ª tentando marcar golo, logo após o remate tenta evitar que o jogador da outra equipa remate e assim sucessivamente. Vence a equipa que marcar mais golos.

Aspetos Críticos:
- Rematar e reagir de imediato;
- Aumentar a capacidade de transitar defensivamente logo após a finalização.

Vídeo: 


Sem comentários:

Enviar um comentário