sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Sessão de Treino de Giuseppe Galderisi (SC Olhanense - 08/01/2014)


GIUSEPPE GALDERISI

SC Olhanense 2013/2014

Data: 8 de Janeiro de 2014
Local: Complexo Desportivo de Vila Real Santo António - Campo de Treinos n.º2
Hora: 10h30

1. Ativação Geral Individual (5 minutos):
No espaço assinalado, os jogadores realizaram um Aquecimento Individual a um ritmo ligeiro (baixa intensidade), realizando os movimentos que pretendessem. Uns realizaram com bola e outros sem bola. No último minuto realizaram alongamentos (passivos e ativos).




2. Ativação Geral (4 minutos):
Todos os jogadores dispostos na linha final do campo de jogo, realizam os movimentos indicados pelo Treinador (num espaço de 8 metros), regressando depois ao local de partida. Os movimentos foram: a) Pontapear à frente (alternadamente) regressando a trote; b) Pontapear à frente com rotação do tronco (alternadamente) regressando a trote; c) Pontapear à frente e sem deixar tocar o pé no solo fazer rotação do adutor (alternadamente) regressando a trote; d) Pontapear atrás (alternadamente) regressando a trote; e) Carioca (duas repetições - para um lado e depois para o outro) regressando a trote; f) Skipping baixo, regressando a sprintar; g) Skipping médio, regressando a sprintar; h) Skipping atrás, regressando a sprintar; i) Skipping em zigzag, regressando a sprintar; j) Deslocamentos laterais (3 passos para um lado, 3 passos para o outro) até à linha da grande área, terminado com um sprint até à linha de meio-campo.


3. Coordenação e Velocidade (8 minutos):
Equipa dividida em 2 grupos. Cada grupo realiza 4 repetições em cada estação (2 com rotação para um lado e 2 com rotação para o outro em cerca de 20 metros) trocando em seguida de estação.

3.1. Estação A - Jogadores colocam-se em fila em frente ao Treinador com bola. O 1º da fila inicia à máxima velocidade tabelando com o Treinador (que entretanto lhe passou a bola pelo solo) e após rotação rápida, apoia um pé em cada espaço (entre as estacas amarelas colocadas no solo) e termina em sprint (10 metros). Após todos realizarem, o 1º inicia de novo, mas desta vez a tabela é realizada com um passe de cabeça (Treinador passa a bola pelo ar). Em seguida iniciam no outro lado das estacas, para realizarem a rotação para o lado contrário.


3.2. Estação B - Jogadores colocam-se em fila em frente ao Treinador com bola. O 1º da fila inicia à máxima velocidade tabelando com o Treinador (que entretanto lhe passou a bola pelo solo) e após rotação rápida, realiza deslocamentos laterais (entre as estacas amarelas colocadas no solo), em seguida faz zigzag pelos postes e termina em sprint (10 metros). Após todos realizarem, o 1º inicia de novo, mas desta vez a tabela é realizada com um passe de cabeça (Treinador passa a bola pelo ar). Em seguida iniciam no outro lado das estacas, para realizarem a rotação para o lado contrário.


4. Ativação Específica (8 minutos):
Divide-se a equipa em grupos de 4. Cada quarteto coloca-se na mesma linha de cones. Realizam os exercícios indicados pelo Treinador (duração de cada exercício é de 1 minuto e 30 segundos).

Exercício 1 (cones amarelos) - 2 a 2, frente a frente, distanciados a cerca de 10 metros, realizam passes entre si a um toque (variar o pé que passa);

Exercício 2 (cones azuis) - 2 a 2, frente a frente, distanciados a cerca de 12 metros, realizam um passe para o colega por um lado do cone, colega recebe a bola orientando-a para o outro lado do cone e passa-a para o local de partida e assim sucessivamente (variar o pé que passa e o que faz a receção orientada). 2 toques no máximo.

Exercício 3 (cones vermelhos) - 4 a 4, na mesma linha, realizam combinação entre si, jogando sempre a 1 toque. No final do tempo estipulado os jogadores exteriores trocam com os jogadores interiores.


5a. Modelação Tática  (30 minutos):
Dividiu-se a equipa em 2 Grupos. Um grupo ficou com o Treinador a trabalhar os aspetos táticos que o mesmo pretende para a sua equipa. Esta Modelação aconteceu em 3 espaços distintos. Inicialmente num espaço curto, depois num espaço médio e finalmente num espaço grande. Com os jogadores colocados na disposição tática pretendida, o Treinador foi passando as suas ideias para os jogadores à medida que eles iam passando a bola entre si. Na próxima semana colocaremos em pormenor as ideias deste treinador.

Espaço Curto:

Espaço Médio:

Espaço Grande:

5b. Trabalho de Força (30 minutos):
O outro grupo fez trabalho no Ginásio, terminando com um exercício de "Força Específica" (salto de barreiras, sprint, duelo individual e finalização). Em seguida, os grupos trocaram de atividades.


6. Alongamentos Passivos (5 minutos):
O Treino terminou com uma sessão de Alongamentos Passivos.

4 comentários:

  1. Não há nada de inovador!
    Mas se tivesse observado e conforme o comportamento do Grupo podia até gostar!
    De qualquer forma os resultados estão sempre pendentes da qualidade do Grupo!
    Obrigado pela demonstração!

    ResponderEliminar
  2. Penso que o Grupo reagiu bem. Veremos os próximos resultados.

    ResponderEliminar
  3. Qual o programa que utiliza para a criaçao destas imagens?

    Obrigado

    ResponderEliminar
  4. Bom Dia. Utilizo o software TacticalPad.
    Cumprimentos

    ResponderEliminar