quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Jupp HEYNCKES - "Conduzir a Bola de um Lado ao Outro"




Objetivos:
- Melhorar a condução da bola;
- Melhorar a capacidade de jogar com um e outro pé;
- Melhorar a capacidade de realizar esforços a alta intensidade.
Organização:
- Grupos de 3 jogadores com 3 bolas;
- Em linha reta, num espaço de 11 metros com 6 cones separados 1 metro entre eles e a 3 metros da “linha de partida” e da “linha de chegada”.
Descrição:
Divide-se a equipa em vários grupos de 3 jogadores. Cada grupo trabalha num espaço de 11 metros. Colocam-se os 6 cones em linha reta, separados 1 metro entre eles. O ponto de partida tem 3 bolas e está separado 3 metros dos cones, estando 2 jogadores nessa zona. O ponto de chegada está sem bolas e está separado também 3 metros dos cones, estando 1 jogador nessa zona. Ao sinal do treinador, um dos jogadores conduz a bola em zig-zag por entre os cones, o mais rapidamente possível e sem lhes tocar com a bola, deixando a bola no ponto de chegada e voltando ao ponto de partida para levar outra bola em zig-zag para o ponto de chegada e assim sucessivamente, até ter deixado as 3 bolas no ponto de chegada e ter voltado ao ponto de partida. Quando o primeiro jogador terminar, o jogador do outro lado começa o mesmo exercício e assim sucessivamente até os três jogadores o terem realizado.
Esquema:
Vídeo:
Regras:
- O primeiro percurso deve ser efetuado exclusivamente com o pé esquerdo, o segundo exclusivamente com o pé direito e o terceiro (e último) deve ser efetuado alternando os dois pés;
- Só após um jogador terminar de colocar a terceira bola no ponto de chegada é que o jogador seguinte pode iniciar o exercício.
Progressão:
Numa fase mais adiantada do exercício, o regresso ao ponto de partida, após se ter deixado a bola no ponto de chegada, deve ser realizado em zig-zag pelo interior dos 6 cones.
Aspetos Fundamentais:
- Bola próxima ao(s) pé(s);
- Muitos toques na bola;
- Conduzir a bola bem com os dois pés;
- Máximo compromisso / máxima intensidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário