segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Escola de Pontas de Lança

Dicas de Fred (Ponta de Lança Brasileiro e Melhor Marcador da Taça de Confederações 2013) à Revista QuatroQuatroDois (Versão Portuguesa - N.º1 - Novembro de 2013) para se MARCAR MAIS GOLOS.

Estes são os pontos fundamentais que na opinião de Fred, todos os Ponta de Lança devem ter em consideração:
- O Ponta de Lança deve mover-se em direções diferentes para conseguir "enganar" o defesa adversário (por exemplo, se o 1º movimento for para o 1º poste, o 2º movimento tem de ser para o 2º poste);
- Ficar ao lado do defesa em vez de ficar de costas para ele (para conseguir rodar e criar espaço livre);
- Ter sempre o Guarda-Redes "debaixo de olho" para ver se está bem ou mal colocado;
- Se o Guarda-Redes é rápido a sair da baliza deve-se finalizar com um toque;
- Rematar a bola mais em jeito do que em força;
- Apontar para a base do poste (malha lateral da rede), procurar sempre este ponto;
- Os Ponta de Lança devem dominar todos os tipos de remate e devem aperfeiçoá-los regularmente.

Exercícios para se melhorar a capacidade de finalização:

1. Finalização após combinação
O Ponta de Lança coloca-se dentro da Grande Área de costas para a baliza defendida pelo Guarda-Redes com o Treinador fora da Grande Área a cerca de 5 metros com uma bola. O Treinador passa a bola para o Ponta de Lança, este devolve a bola ao Treinador que a coloca para dentro da Grande Área de forma a que o Ponta de Lança rode e a remate de primeira para a baliza. Ir alternando o remate de um lado e do outro. Fundamental rematar sempre para a base do poste.

Esquema:

Animação:


2. Finalização com remate aéreo após rotação
Semelhante ao exercício anterior, mas neste o Treinador atira a bola pelo ar para as costas do Ponta de Lança, este roda e remata a bola sem que ela toque no solo. Ir alternando o remate de um lado e do outro, com um e outro pé. Sempre tentando colocar a bola junto à base do poste.

Esquema:
Animação:

3. Finalização após passe da linha final
O Treinador coloca-se com bola junto à linha final e o Ponta de Lança coloca-se à entrada da Grande Área. O Treinador passa a bola para a marca de grande penalidade e o Ponta de Lança desloca-se em direção à bola e remata de primeira, tentando marcar golo colocando a bola junto à base do poste. Em seguida o Treinador desloca-se para o outro lado e passa a bola novamente e assim sucessivamente.

Esquema:

Animação:

2 comentários:

  1. Boas Pedro , uma curiosidade : qual a tua metodologia de treino? abraço

    ResponderEliminar
  2. Boa noite. A minha Metodologia de Treino é a Periodização Tática verdadeira tal como a revelei no meu Livro: Modelo de Jogo do FC Bayern Munique. Abraço

    ResponderEliminar