quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Como Prevenir as Lesões Musculares nos Jogadores Profissionais de Futebol - 1ª Parte


Artigo Original:
Effect of an Injury Prevention Program on Muscle Injuries in Elite Professional Soccer
Owen, A.L. et al. 2013 - Journal of Strength and Conditioning Research

Objetivos do Estudo:
Observar a eficiência de um programa de treino estruturado para a prevenção de lesões musculares em jogadores profissionais de futebol.
Método utilizado no Estudo:
O Estudo foi conduzido durante duas épocas consecutivas, em que a primeira época (2008/2009) foi a época de intervenção e a segunda época (2009/2010) a época de controlo. No total, participaram 26 jogadores na primeira época e 23 jogadores na segunda época. Jogadores esses profissionais de futebol e que competiram na Liga Escocesa e nas Competições da UEFA.
Desenho do Estudo:
O programa de treino para a prevenção de lesões musculares foi realizado duas vezes por semana em toda a época de intervenção (2008/2009 - 58 sessões de treino/prevenção).
Resultados do Estudo:
Os resultados revelaram uma significativa redução de lesões musculares durante a época de intervenção (2008/2009) em relação à época de controlo (2009/2010).
Conclusões do Estudo:
Os resultados deste estudo demonstram que um programa de treino para a prevenção de lesões musculares com vários componentes é apropriado para reduzir o número de lesões musculares sofridas durante a época.

Caraterização do Programa de Treino utilizado:
- Realizado duas vezes por semana, após o aquecimento e antes do treino técnico-tático;
- Equipa dividida em quatro grupos, cada grupo numa estação (Treino Propriocetivo; Treino de Força Funcional; Treino de Estabilidade do CORE e Treino da Mobilidade). No final do tempo estipulado trocam de estações e assim sucessivamente de forma a todos os grupos passarem por todas as estações;

Estação 1 - Treino Propriocetivo:
Owen, L.A. et al. 2013 - JSCR

Estação 2 - Treino de Força Funcional:
 Owen, L.A. et al. 2013 - JSCR

Estação 3 - Treino de Estabilidade do CORE:
 Owen, L.A. et al. 2013 - JSCR

Estação 4 - Treino da Mobilidade:
 Owen, L.A. et al. 2013 - JSCR

Sem comentários:

Enviar um comentário