segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Estratégias Nutricionais para se Acelerar a Recuperação após um Jogo de Futebol


No Futebol Profissional (e por vezes no Futebol Não Profissional), os jogadores estão sujeitos a uma alta densidade competitiva, tendo muitas vezes de jogar de 3 em 3 dias. Com este tipo de calendário competitivo, é muito difícil conseguir-se uma recuperação completa de jogo para jogo. Uma recuperação incompleta de jogo para jogo pode originar que os jogadores tenham uma fraca performance e fiquem mais sujeitos a lesões.
Desta forma, as estratégias de recuperação são determinantes para se conseguir recuperar a performance mais rapidamente e reduzir-se os riscos de lesão.

Nédélec, M. et al. (2013) indica-nos as melhores Estrégias Nutricionais para se Acelerar a Recuperação após um Jogo de Futebol:

1. No final do Jogo (e do treino) deve beber-se um Leite Achocolatado;

2. Dentro da hora seguinte ao fim do Jogo, os jogadores devem ingerir uma refeição contendo Hidratos de Carbono com Alto Teor Glicémico (exemplos de alimentos: pão de trigo; batata assada; puré de batata; geleia; mel; marmelada; bolachas, biscoitos; bebidas desportivas; cereais de pequeno almoço) e Proteínas (exemplos de alimentos: carnes; peixes; ovos; leite; queijo; iogurtes);

3. A dieta habitual dos jogadores deve incluir o consumo regular de Ácidos Gordos - Ómega 3 (exemplos de alimentos: bróculos, espinafres; óleo de fígado de peixe; arenque; salmão; enguia; sável; chicharro; congro e sardinha).

4. Nos cinco dias anteriores ao Jogo, no dia do Jogo e nos dois dias seguintes ao Jogo os jogadores podem ingerir diariamente dois Sumos de Tarte de Cereja, um de manhã e o outro de tarde (especialmente quando dois ou três jogos têm de ser jogados durante a semana).


Bibliografia:

Nédélec, M. et al. (2013). RECOVERY IN SOCCER: Part II - Recovery Strategies. Sports Medicine.

Sem comentários:

Enviar um comentário